Textos


Desde o maternal


Há uma frase atribuída a Einstein, em que, caso haja a terceira guerra mundial,
não imagina quais as armas que seriam usadas, porém, em havendo uma quarta, as armas serão paus e pedras. Isto pode parecer trágico, não fosse por um detalhe. O avanço da população mundial e a escassez de alimento. Infelizmente, penso que o cientista tenha acertado quanto às armas, no entanto, errou, na motivação.
A conquista da hegemonia racial ou econômica. A fome espalha-se pelos continentes. Vemos nos telejornais a fuga de milhões de refugiados em busca de cidadania, paz e principalmente alimento. O Brasil hoje, embora distante, tem recebido um grande número desses deserdados. Somos um país com característica continental, temos na região norte a maior floresta tropical do planeta com uma bacia hidrográfica de causar inveja, entretanto, a cultura predadora da indústria extrativa, avança de maneira insaciável e destruidora. Gera dividendos ao PIB brasileiro, isto é fato, tem mantido um número expressivo de empregos no setor, esquecem-se, no entanto, de que é preciso pensar no material mais importante e base para essa
relação. A terra. Defensivos, agrotóxicos e produtos estimuladores da produtividade do solo, são, em contrapartida, seus mais prejudiciais algozes. As soluções, muito embora haja líderes sérios e preocupados, ficam apenas nos debates e simpósios ao redor do mundo.
Pouco ou quase nada sai do papel. A busca por melhor qualidade de vida, faz nascer a cada dia novas tendências e tecnologias de plantio e repovoamento de áreas antes férteis e hoje devastadas, o número ainda é pequeno, mas caminha. Esse crescimento se dará, ao meu ver, pela educação. A doutrina pelo verde, pela ecologia sustentável, deve ser material constante desde o maternal. Criamos soluções, porém, quem as deveriam praticar estão completamente viciados e desconectados com a real situação do planeta. Uma nova geração, com ideias igualmente novas e desprovidas do vício da ganância, tendo o solo como um aliado e não como um meio, não como simples matéria prima.





Foto ilustrativa: página www.esmg.net.br
LuizcomZ
Enviado por LuizcomZ em 19/12/2018
Alterado em 19/12/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ("Você deve citar a autoria de Luiz Antonio de Campos e o site www.luizcomz.com"). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários