Textos



Parte Primeira
Das causa primárias 
Questão 63 - do Livro dos Espíritos
Cap. IV Do Princípio Vital

Já algum tempo venho colaborando com um amigo do WhatsApp, em responder algumas perguntas que ele me envia à propósito de seus estudos sobre o Livro dos Espíritos. Resolvi então criar uma nova "aba" no meu blog, dedicada a essas perguntas. Após algum tempo, mais de um ano nos correspondendo, achei interessante dar uma dica de como faço para entender o conteúdo da pergunta, para isso, usei uma analogia em relação às aulas de português no quesito, gramática e verbos. 
Como faço para entender melhor a questão? Cada um têm seu jeito. Você pode se identificar com uma ou outra maneira. O processo é dar nomes aos bois. Lembra das aulas de português, sobre quem é o sujeito, onde está o verbo, ou se é um adjetivo? Bom, sendo assim, você troca as palavras pelo que elas de fato querem dizer. 

Pergunta 63 - O princípio vital reside nalgum agente particular, ou é simplesmente uma propriedade da matéria organizada?
Resposta (dos Espíritos) - 
Uma e outra coisa. A vida é um efeito devido à ação de um agente sobre a matéria. Esse agente, sem a matéria, não é vida, do mesmo modo que a matéria não pode viver sem esse agente. Ele dá a vida a todos os seres que o absorvem e assimilam.
Resposta (minha) - O princípio vital reside nalgum agente particular? Me questiono para ver o que está oculto, aquilo que de fato se quer saber.
Quem é o sujeito? O agente.
Quem é o verbo? O fluído vital.
Isto, como disse, é uma analogia às aulas de português.
Muito bem, este, o fluído vital, é o princípio, o início.
De quem se está falando? Da matéria organizada; por matéria organizada se entende tudo o que compõe o Espírito Encarnado.
Ele, o Espírito (agente), está Organizado, é o fluído vital, mas para evoluir necessita da Vida na Matéria, sabemos que matéria sem o Espírito não tem vida, e a vida só evolui se o Espírito encontra na matéria seu veículo. Daí o exposto na resposta dada pelos espíritos,
Uma e outra coisa.
Na sequência da resposta,.. A vida é um efeito devido à ação de um agente sobre a matéria.
Troque, agente, por espírito. A vida é um efeito devido à ação de um espírito sobre a matéria. Seguindo... Esse espírito, sem a matéria organizada, não é vida, é um agente (espírito) na erraticidade, um espírito vagando à espera da oportunidade de um corpo organizado para, reencarnado, ter vida e buscar a evolução. E o contrário é o mesmo, a matéria não pode ser sem o agente (espírito), esse agente é quem dá vida a todo ser vivo que o acolhe, absorve.
LuizcomZ
Enviado por LuizcomZ em 27/09/2019
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ("Você deve citar a autoria de Luiz Antonio de Campos e o site www.luizcomz.com"). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários