Textos


O Altar de Ortenila.

Caminhando pela praia em Itapoá, na altura da 2520 mais ou menos, aqui as rua tem nomes numéricos, fica há uns dois quilômetros de casa, na 1600, notei neste ano um altar próximo à praia, entre a vegetação de mangue que separa as casa próximas à orla, tratava-se de uma obra feita com certo esmero, embora rústica e com acabamento de quem tem pouco experiência e muito boa vontade em construir algo, de alvenaria, diga-se de passagem, um santuário em homenagem à Iemanjá, a rainha da pedra mar.
Conhecida também como Janaina, Erunaiá, depende da crença ou do conhecimento de cada um, o fato é que está a mais de 2 anos no local. O construtor da obra, um jovem de 25 anos, Wagner, mora só em companhia da parceira Branca, uma cadela de RND*, trabalha no Supermercado Brasão da Av. Brasil, próximo à sua casa, porém, a idealizadora do monumento foi sua avó, Ortenila Dick, o que era apenas um prazer e deleite pessoal, tornou-se rapidamente em um ponto turístico, claro, ainda moderado pelo fato da localidade ser um tanto deserta e somente nos períodos de temporadas a presença é maior, mesmo assim, quem por ali passa é afeito às oferendas, preces, pedidos e agradecimentos à Rainha do Mar, faz uma parada para meditar e reverenciá-la.
E o curioso é que não há, segundo o neto, nenhuma conotação ao fato do altar estar vinculado à fé por ela expressa, não é espírita ou de alguma outra religião afrodescendente ligado à idolatria.

O que não faz a menor diferença, fato é que o local é muito bem frequentado, sobretudo por pessoas de vários credos e de classes sociais diversas. Eis ai mais um local para se visitar em Itapoá.



RND* Raça Não Definida
LuizcomZ
Enviado por LuizcomZ em 21/12/2017
Alterado em 10/01/2018

Música: Tudo é Deus - Geraldo Azevedo

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ("Você deve citar a autoria de Luiz Antonio de Campos e o site www.luizcomz.com"). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários