Tempo
Tempo é o período em que o espírito permanece preso ao seu objetivo...
A frase acima me foi dada como resposta a uma pergunta a respeito do tempo. Meu tempo iniciou em 26 de Setembro de 1958, na pequena cidade de Ponta Porã, antigo estado de Mato Grosso, hoje, Mato Grosso do Sul. A casa ficava recolhida a um final de rua sub esquina com a rua principal, Av. Brasil, onde se localizava o único cinema e de mesmo nome. Recordo-me de um final de tarde quando meu pai retornava com seu DKV Conversível ano 1957, estávamos todos ansiosos pela sua chegada, era sempre uma alegria para mim especialmente e ficava olhando aquele minúsculo painel com apenas um marcador de velocidade e o indicador de combustível. Era o máximo em se tratando de carro e era do meu pai, ponto final. Meu tempo contava algo entorno de 6 anos.
Mas o grande acontecimento daquele tempo ainda tive que esperar por mais 1 anos. O ano era 1969 e o mês de Julho chegava ao seu vigésimo dia. As manchetes nos jornais da manhã seguinte não traziam as fotos tão esperadas, mas, a frase dita por Neil Armstrong:
- “Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade.”
Apollo 11 pousou na lua. Foi a primeira vez que ouvi com tanta frequência a palavra tempo. Agora, diziam os jornais e as locuções nas rádios de onde se podiam sintonizar, ‘os tempos agora vão mudar’, ‘os tempos são outros’, ‘a que tempo chegamos’, entre outras. Morava em Campo Grande hoje a capital do estado, próximo ao Obelisco um monumento no cruzamento da Rua Jose Antonio, nº 961, com Av. Afonso Pena. O apartamento existe e sofreu pequenas mudanças na fachada, está espremido pelo edifício onde antes era um terreno enorme e que usávamos para as brincadeiras após as matines e as aulas no colégio dos padres, o São José conhecido como Capelinha, havia um campo de futebol praticamente em frente à porta dos fundos que dava acesso a escadaria para tocar os sinos chamando para as missas. Esse período ficou marcado por um episódio em que me perdi no tempo e por pouco, quase meu objetivo fora concluído.
Mas, isso é um outro tempo de minha infância.