Textos


UBS - Unidade Básica de Saúde
Conhecido por Postinho de Saúde

Como funciona um médico do postinho em Itapoá. Mais precisamente na UBS do Bairro Itapoá Centro, Rua Nª Sª do Perpétuo Socorro.

Você chega no posto, é bem atendido pela recepção do posto, recebe um papel onde marca dia e hora de sua consulta com o médico, no meu caso, uma semana. No dia e hora marcados chego e sou avisado que é por ordem de chegada, não havia sido informado quando fui à semana passada. Mas, havia apenas 4 pacientes na minha frente, e pela semana de espera, a necessidade de se fazer o exame anual do PSA, o ambiente limpo e agradável, como disse, a recepção e as técnicas muito educadas, esperei. 48 minutos após, fui avisado de que era minha vez. Entrei no consultório, dei boa tarde, o médico apenas indicou com a mão a cadeira mais distante dele, havia duas cadeiras. Sentei-me, e fui dizendo o que me levou até lá. Preciso fazer consulta para o PSA e preciso do medicamento Rohypnol. O Dr. Douglas, sem ao menos eu terminal de ouvir o som da última silaba do medicamento solicitado, recostou-se na cadeira e disse, cruzando os braços, eu não faço isso, vamos conversar. Sem pensar e já com a paciência exaurida, levantei-me e disse, deixa pra lá, é muito complicado. Sai do consultório, cumprimentei me despedindo das meninas da recepção e fui embora.
Pensado bem, poderia treinar a paciência, ficar mais um pouco e falar o que estava sentindo. Por outro lado, o que eu estava sentindo após uma semana de espera e mais 48 minutos, para ouvir de um médico que ele não faz isso. Acho que foi melhor ter saído e passado por grosso ou mal educado, do que falar o que estava sentindo. Qual a função de um médico? Para que ele faz um concurso público para tender pessoas que ficam dias e horas esperando para serem atendidos? Para dizer que não faz isso? Isso o quê? Exames para o PSA, já que estamos no Novembro Azul, ainda que este ano não tenha tido a campanha devido à tal pandemia? Ou ele não dá receitas de benzodiazepínicos indutores de sono para pacientes com dificuldades para dormir (insônia), e com efeito ansiolítico (redução da ansiedade). Ficou claro para mim, que a maioria dos médicos dos postinhos de saúde, UBS, acham que somos viciados em tarja preta. Ele prejulgou minha necessidade sem antes me ouvir.
vamos conversar, deveria vir antes do eu não faço isso.

Eu não sou o primeiro e certamente não serei o último a ser atendido dessa maneira. Se ele, Dr Douglas, está com o salário em dia, as contas em dia, a saúde em dia, os relacionamentos sociais e familiares todos certinhos, tudo muito bem e dormindo de sete a oito horas por noite, lamento informar, mas a população não é feita de privilegiados como o senhor.

em tempo: e olha que eu tenho telhado de vidro!
LuizcomZ
Enviado por LuizcomZ em 20/11/2020
Alterado em 21/11/2020


Comentários